Você sabia que frutas, legumes e verduras podem originar novos brotos?
Reutilizar os talos é uma boa maneira de evitar o desperdício e de economizar, cultivando o que sobrar de hortaliças consumidas no dia a dia.
A dica de hoje vai ser para o reaproveitamento de talos de vegetais, como a cebolinha, cenoura, cebola, alho e rúcula.
Faça essa experiência na sua casa e observe o crescimento das raízes e folhas. Depois de crescidas, você pode preparar receitas!
CEBOLINHA
Corte a parte branca da cebolinha pegando um pedacinho da parte verde também. Coloque dentro de um copo com água, cobrindo cerca de 2,5 cm a parte branca. Deixe num local ensolarado e dentro de alguns dias as raízes ficarão maiores. Troque a água todos os dias. Depois transfira para um vaso com solo fértil e com drenagem da água.
ALHO E CEBOLA
Brota em poucos dias na água. Pegue um dente-de-alho ou o fundo da cebola em que ficam aqueles "cabelinhos". Essa parte são as raízes da cebola. Coloque num recipiente não muito fundo com um centímetro de água. Cuidado para que a água não evapore e seque. Deixe em um local com luz natural. Troque a água a cada dois dias. Mais ou menos duas semanas depois, quando as raízes estiverem maiores, você pode replantar num vaso com terra preparada.
CENOURA
Coloque o talo da cenoura em um pote com água, na altura do talo. Deixe num local ensolarado, vá repondo a água à cada dois dias. Dentro de alguns dias as folhas vão germinar. Você pode usar as folhas em saladas ou farofas. Também pode transferir a cenoura para um vaso fundo com solo fértil e com drenagem da água, para que ela se desenvolva.
RÚCULA
Cresce rápido e não requer muita mão de obra para replantar e cultivar. Nos supermercados e feiras a rúcula é vendida com as raízes. Basta tirar as folhas e plantar as raízes num vaso com alguns centímetros de talo para fora da terra. Simples assim. Aqui em casa eu e minha mãe fizemos desse jeito e deu muito certo. Demora em média de 3 a 4 semanas para poder ser colhida.
O manjericão, o alecrim e a hortelã também criam raízes se colocados na água. Teste na sua casa e aproveite para criar uma pequena horta!