Que bicho é esse?

Vamos conhecer mais sobre o joão-de-barro!

Essa ave também é conhecida como barreiro, joão-barreiro (Rio Grande do Sul), maria-barreira (Bahia), forneiro, pedreiro, oleiro, hornero (Argentina) e amassa-barro. A fêmea é conhecida como “joaninha-de-barro”, “maria-de-barro” ou “sabiazinho” em certas regiões.

No Sul do Brasil, dizem que quando ele canta é sinal de bom tempo. Vamos descobrir um pouco mais sobre este animal incrível...

A construção da casa

A fêmea e o macho constroem sua casa juntos. Ela é feita de barro úmido, palha e esterco e quando está terminada, fica parecendo um forno de barro.

Dentro da casa tem uma parede que a divide em duas partes: a entrada e a parte interna, que é onde os dois ficam escondidos. 

Eles constroem essa parede para barrar o vento, o que permite que eles fiquem mais aquecidos em dias frios. Além disso, a parede também serve para proteção, pois dificulta a entrada de predadores. 

A casa do João de Barro é tão elaborada que eles demoram cerca de um mês para conseguir fazê-la. A fêmea e o macho revezam o trabalho, enquanto um vai buscar o material, o outro fica construindo o ninho.

Como nascem os filhotes?

Com a casa pronta, a fêmea bota de 3 a 4 ovos e os mantém quentinhos. Os filhotes nascem depois de cerca de 17 dias.

O que elas comem?

Eles se alimentam principalmente de insetos, aracnídeos (como as aranhas) e de minhocas. Por isso é muito comum encontrar o joão-de-barro procurando sua comida no chão de praças, parques e outras áreas verdes.