Que bicho é esse?

Com certeza todos já ouvimos falar desse mosquito escuro com manchas brancas e originário do Egito. Ele é tão conhecido que até o nome científico, Aedes aegypti, já se tornou familiar.

Já percebeu que nos dias mais quente é quando somos mais picados por mosquitos? É porque são nos meses de altas temperaturas que ele e outros insetos se reproduzem. O problema é que esse mosquito é portador de diversos vírus causadores de doenças em nós, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Por isso é extremamente importante que nós evitamos a sua proliferação.

E como fazemos isso?

1. Descartar corretamente o lixo e manter sempre a lixeira fechada.
2. Manter a caixa d'água tampada.
3. Sempre trocar a água dos nossos animais de estimação.
4. Lavar os pratinhos de vasos. Colocar areia neles também é uma boa dica para evitar água parada. 
5. Colocar as garrafas vazias de cabeça para baixo. 

Essas práticas reduzem os locais de reprodução dos mosquitos, diminuindo as chances de picadas e infecção por vírus transmitidos por eles.

Ao contrário do que pensamos, nem todos os Aedes aegypti estão infectados com o vírus da dengue, então não é automático contrair a doença apenas por ser picado por ele, uma vez que muitos deles podem não estar infectados. Mas é sempre importante ficar atento aos sinais, se houver sintomas como dores de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e manchas vermelhas pelo corpo, procure um hospital e não se medique sozinho. 

Existem 3.619 espécies de mosquitos no mundo, e muitas delas são responsáveis pela transmissão de diversas doenças para os seres humanos e animais, como a malária, febre amarela, dengue, entre outras. No entanto, nem todos os mosquitos são transmissores de doença. Alguns são muito importantes na polinização das flores, que são essenciais para a reprodução de plantas. Além disso, servem de alimento para outros animais, como morcegos e sapos.

A vacinação contra a dengue já está liberada pela ANVISA. No sistema privado a vacina já está sendo distribuida e indicada para pessoas de 4 a 60 anos. E para o sistema público ela ainda se limita há um grupo, mas em breve será distribuida para todos.

Previna-se contra dengue!

Gostou e quer saber mais?
Acesso o nosso instagram @mundustec. 

Na Mundus utilizamos da gamificação para desenvolver diversos conteúdos de ciências, como conhecer as características dos seres vivos e da nossa saúde. Veja videoaulas gratuitas em nosso canal do YouTube.
Conheça mais sobre a nossa atuação em www.mundus.tec.br