Roberta Duarte teve o apoio de seu pai desde a infância para usar o computador e explorar as diversas possibilidades de aprender. E foi através do seu interesse pela Ciência e pela tecnologia, que a astrofísica se tornou pioneira em estudos e simulação de buracos negros por meio da Inteligência Artificial (IA). Vamos conhecer um pouco mais!
Você já imaginou simular o comportamento de um buraco negro? Graças ao avanço da tecnologia e ao uso da IA, isso se tornou possível pela primeira vez na história. Essa conquista representa um marco significativo, abrindo portas para novas descobertas em várias áreas da ciência.
A cientista astrofísica Roberta Duarte Pereira, sob orientação do Professor e também astrofísico, Rodrigo Nemmen, foram pioneiros nessa área. Em 2018 eles iniciaram um projeto, que resultou em um artigo aceito para publicação na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, uma das mais respeitadas na área da astronomia.
O modelo de simulação desenvolvido por Roberta Duarte, utiliza a arquitetura digital chamada U-Net, originalmente criada para exames neurológicos de imagem. Essa programação permite a conexão da entrada e saída de cada dado inserido, essencial para garantir que cada informação sobre o buraco negro interaja com as demais, reproduzindo com fidelidade o comportamento do astro.
Após cálculos, dados, algumas falhas e muito estudo, em 2019 aconteceu a primeira imagem de um buraco negro feito pela IA.
E além de contribuir significativamente para a astrofísica, fornecendo novas ferramentas para o estudo dos buracos negros, com essa pesquisa inovadora, Roberta Duarte e sua equipe mostram que a união da tecnologia e do conhecimento científico pode revelar segredos profundos do universo para novas aplicações e descobertas em diversas áreas da ciência.
É incrível quantas possibilidades temos não é mesmo!?
Na Mundus utilizamos da gamificação para desenvolver diversos conteúdos de ciências e incentivarmos os alunos a aplicarem em sua vida cotidiana.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais?
Acesse nosso site www.mundus.tec.br e nossas redes sociais @mundustec