Você já ouviu falar dessa ferramenta poderosa para a educação? A Taxonomia de Bloom é um conjunto de modelos que classifica objetivos de aprendizagem em níveis de complexidade e especificidade. Criada em 1956 por Benjamin Bloom, ela é dividida em três domínios principais: cognitivo, afetivo e psicomotor.
Em 2001, a teoria foi revisada por um grupo de especialistas, trazendo uma visão mais dinâmica. Originalmente, a Taxonomia de Bloom consistia em uma única dimensão, conhecida como a dimensão do conhecimento, que determinava o tipo de conhecimento a ser adquirido. A revisão introduziu uma segunda dimensão, focada no processo cognitivo, ou seja, o método utilizado para aprender.
Vamos conhecer os quatro níveis da dimensão do conhecimento:
Conhecimento factual: É o conhecimento da terminologia e dos detalhes específicos e elementos. Por exemplo, lembrar a definição de um termo científico.
Conhecimento conceitual: Inclui o conhecimento de classificações e categorizações, princípios e generalizações, teorias, modelos e estruturas. Um exemplo seria entender as diferentes teorias da evolução.
Conhecimento procedural: Refere-se ao conhecimento de habilidades específicas para uma disciplina, bem como técnicas e métodos. Por exemplo, saber como conduzir um experimento científico.
Conhecimento metacognitivo: Envolve o conhecimento estratégico, o entendimento sobre tarefas cognitivas, incluindo o contexto apropriado, e o autoconhecimento. Isso poderia ser, por exemplo, a habilidade de planejar e monitorar o próprio processo de aprendizagem.
A revisão da Taxonomia de Bloom resultou em um novo modelo, a Tabela Bidimensional. Nesta tabela, a dimensão do conhecimento é representada verticalmente, enquanto os processos cognitivos dos alunos são estruturados horizontalmente. Cada célula da tabela representa um objetivo educacional específico.
Os processos cognitivos incluem:
Lembrar: Recuperar informações do conhecimento de longo prazo.
Entender: Construir significado a partir de mensagens educacionais.
Aplicar: Usar procedimentos em situações novas.
Analisar: Dividir o material em partes e entender sua estrutura.
Avaliar: Julgar com base em critérios e padrões.
Criar: Reorganizar elementos em um novo padrão ou estrutura.
A Taxonomia de Bloom, especialmente em sua versão revisada, oferece uma estrutura abrangente para desenvolver objetivos educacionais e avaliar o aprendizado dos alunos. Ela ajuda a criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e eficaz, promovendo uma compreensão mais profunda e habilidades práticas que são essenciais para o sucesso acadêmico e profissional.
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