Em Ciências, se você já passou pelo desafio "Solucionando Soluções", no mundo Matéria e Energia, você acompanhou o preparo de um bolo arco-íris!
Vimos formas de separação de misturas, misturas heterogêneas, homogêneas e as cores. Através dessa receita aplicamos nosso conhecimento sobre a capacidade, que é medida em mililitros (ml) e litros (l), e a massa, que pode ser medida em gramas (g) e quilogramas (kg). Se você quiser fazer essa receita na sua escola ou na sua casa, agora é sua vez de colocar a mão na massa!
BOLO ARCO-ÍRIS
Ingredientes
- 1 adulto
- 2 xícaras de chá ou 400 g de açúcar
- 2 xícaras de chá ou 260 g de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de margarina
- 3 ovos
- 1 xícara de chá ou 200 ml de leite
- 2 colheres de chá ou 8 gramas de fermento em pó
- 1 colheres de chá ou 2 ml de essência de baunilha
- 7 gotas de corante alimentício de cada cor: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul anil e violeta
Modo de preparo
Chame o adulto para fazer com você. Ele é tão importante quanto o fermento!
Pegue os 3 ovos e quebre em uma tigela, um por um, com cuidado para não estourar as gemas. Separe as gemas da clara e reserve as claras, você vai precisar delas mais tarde. Coloque as gemas em uma outra tigela com capacidade o suficiente para preparar a massa do bolo.
Acrescente a margarina e misture tudo. Agora coloque o leite. Misture bem até perceber que não consegue mais separar estes ingredientes.
Coloque o açúcar e mexa tudo até virar uma mistura aparentemente homogênea.
Peneire a farinha aos poucos sobre a massa. Mexa conforme acrescenta a farinha para que a massa fique fofa. Chegou o momento de acrescentar a baunilha. Misture bem para que a essência da baunilha se distribua por toda a massa.
Bata as claras em neve à mão ou na batedeira até que fiquem bem firmes e com minúsculas bolhas de ar. Uma dica para saber se a clara em neve está boa é virar a tigela das claras batidas acima da cabeça e as claras não caírem. Faça o teste. Mas, calma! Peça para o adulto bater a claras e virar a vasilha acima da cabeça dele. Se ele não confiar em fazer isso é porque as claras ainda não estão boas, aí é só bater mais um pouco.
Acrescente com cuidado as claras em neves na massa do bolo. Mexa devagar e com cuidado, incorporando as claras na massa com uma colher, sem bater.
Coloque o fermento na massa e misture devagar.
Com uma concha, divida a massa em porções iguais em sete tigelinhas.
Hora de incluir as cores!
Com as massas separadas nas tigelinhas, coloque 7 gotas de corante alimentício. Cada cor em uma tigela. Misture bem e devagar. Lembra-se da ordem VLAVAAV?
VERMELHO - LARANJA - AMARELO - VERDE - AZUL - ANIL - VIOLETA
Unte a forma com margarina ou óleo e farinha de trigo.
Com cuidado, coloque as massas uma por uma na forma na ordem do VLAVAAV.
Peça para um adulto para preaquecer o forno na temperatura de 180 graus. Coloque a forma e deixe assar de 30 a 40 minutos. Esse tempo pode variar dependendo do forno. Mas o adulto que está com você resolve isso!
Depois de pronto, deixe esfriar e corte seu bolo arco-íris. Agora é só comer!
Atenção: Não coma muito bolo arco-íris para não ficar parecendo um unicórnio do Reino da Fantasia!
Bon appetit!