Que planta é essa?

O Dente-de-leão é facilmente encontrado aqui no Brasil, devido a nossa condição climática ser a ideal para o seu crescimento.

Popularmente, na região sudeste do Brasil, ela é conhecida por dente-de-leão, devido ao formato de suas folhas.

Há quem diga que essa plantinha é especial e devemos soprar para fazer um pedido. No nordeste do Brasil, existe até uma frase que é dita,  antes de assoprar: "Abre as janelas e deixa a esperança entrar na tua casa, trazida pelo vento da tarde". 

A flor do dente-de-leão é amarela, mas com o passar do tempo pode se tornar branca. Suas sementes voam com o vento e se espalham para germinarem ao cair no solo.

E tem mais: o dente-de-leão também é comida! É sério! Ele é uma "Planta Comestível Não Convencional", mais conhecida como PANC. Ela é super nutritiva! Tem um montão de vitaminas, como A, C e K, além de vitamina E e diversas vitaminas do grupo B. 

Essa planta é cheia de curiosidades e uma delas é que suas flores fazem um chá que é um verdadeiro herói! Ele ajuda o nosso intestino a digerir a comida. Quando os gases deixam a barriga estufada, esse chazinho dá uma forcinha para que eles saiam.

 

E olha que legal: até as raízes dessa plantinha podem virar um chazinho que parece café! É só torrar e moer as raízes, e preparar a bebida como se fosse um café. 
Mas atenção: não pode usar qualquer dente-de-leão que encontrar por aí como alimento, pois o solo pode deixá-lo contaminado, ok?

O dente-de-leão é mesmo um tesouro cheio de descobertas! Quem diria que uma florzinha esconde tantas coisas legais?

Gostou e quer saber mais sobre ciências? Conheça a Mundus! Nos siga no Instagram e descubra mais sobre como o mundo funciona.

📱@mundustec