Você já assistiu o filme "Rio", aquele que os pássaros azuis vêm para o Brasil? Pois bem, é da espécie deles que falaremos hoje.
A ararinha é uma ave que, infelizmente, corre muito perigo, por causa de todas as mudanças que o ser humano já fez e continua fazendo na natureza.
Conhecida também pelo seu nome científico, Cyanopsitta spixii, ela pode ter o peso de 286 a 410 gramas, com tamanho entre 55 a 60 cm. Essa ave tem penas com vários tons de azul, sendo mais pálido e esverdeado na barriga e mais vivo nas costas, asas e cauda.
Apesar de serem lindas e dar vontade de ter por perto, elas não foram feitas para serem animais de estimação, como os cachorros e gatos. As ararinhas-azuis nasceram para viver perto dos rios, na Caatinga. Só que devido as mudanças do meio ambiente feitas por humanos e também pela captura ilegal para a venda, as ararinhas foram declaradas como extintas na natureza por volta dos anos 2000 e atualmente só as encontramos essa espécie de ave em projetos de conservação, como em alguns zoológicos.
Mas temos boas notícias, em abril de 2021, os cientistas e pesquisadores comemoraram o nascimento de um filhote de ararinha-azul, o primeiro em 30 anos. E esse filhotinho agora está sendo cuidado e preparado para, no futuro, ser devolvido para a natureza.
Gostou e quer saber mais? Nos siga no instagram para ficar por dentro de tudo!
📱@mundustec